segunda-feira, 24 de maio de 2021

série K azul: porque uma cópia é sempre única




Desde as suas origens que a fotografia afirma a possibilidade do múltiplo na sua dimensão de imagem material impressa. A impressão numa matéria sensível de uma luz encontrada, fica desde então à disposição para ser lançada em materializações individualizadas a todos os cantos da cidade e do mundo.

Infinitas as possibilidades? Talvez, mas só se tomarmos como ponto de partida e de permanência o princípio da metamorfose.

Vem isto a propósito da apresentação pública, aqui no blogue, de uma nova acção do selo artes breves edições: a «série K azul : porque uma cópia é sempre única».

Com esta série, assume-se uma atitude de recusa da primazia do original, da pureza ilusória de uma tiragem limitada, com circulação restrita da imagem que se quer imaculada porque próxima do único, da arte pura; isto é, aqui: a não aceitação de um discurso que se impõe pela negação da especificidade do meio, aquela em que assenta a sua possível «verdade».

Com a «série K azul» afirma-se simplesmente a virtude de uma perda, o saber de um esquecimento que liberta, o fascínio por uma prática que tende para a dispersão, que se quer campo claro, aberto, sem limitação definida de registo determinado numa série fixa, finita e fechada.

Cada imagem terá um número, é certo, mas este número é apenas a parte identificadora de um momento numa ordem «sem fim» à vista, como a determinação de uma imagem numa sequência aberta N [o conjunto dos números naturais que vão de 0 a + ∞].

Assim, cada imagem impressa será sempre a reprodução de uma matriz [que já em si é um resultado], uma cópia, mas será sempre uma cópia que logo no instante da sua aparência se torna única, exclusiva por aquele tempo que apenas a ela corresponde: o único aberto ao mundo.


NOTA: EM BREVE SERÁ DADA NOTÍCIA SOBRE AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DISPONÍVEIS.


                                                                                                                                            Coimbra, 24 de maio de 2021








                                                                                  Logotipo original.








                                                                     Estudo para a folha de rosto.







                                                    O «K» entre grelhas, na Tipografia Damasceno.







                                                             A máquina da Tipografia Damasceno.







                                                                                   Uma prova.







                                                                               Impressão final.







                                                            Uma capa aberta aguardando a cópia.