terça-feira, 20 de abril de 2021

apresentação do segundo título do terceiro selo: «suspensão, ecos de silêncio na cidade exposta»



 
Características Gerais


Impressão digital.

Formato: (L.) 15,5 x (A.) 17,5 cm.

56 páginas, com 23 fotografias a preto e branco (sendo cinco em página dupla), a que se junta uma imagem-extratexto com 29,8 x 17,5 cm (aberto).

Encarte (no final): uma folha com texto impresso em papel Nautilus reciclado branco 90 g, 14,5 x 17 cm (dobrada).
 
 
Capa impressa em Chromo 330 g, com plastificação mate. 
 
Miolo em cadernos de oito páginas, cosido e impresso em papel Munken Pure 120 g [pp. 1-8] e Chromo mate 150 g [pp. 9-56] + extratexto. 
 
Sobrecapa (para a edição especial) em cartolina Conqueror 220 g [com impressão manual a acrílico (frente)]. 


Tiragem (edição única) de 75 exemplares, numerados e assinados, em duas versões: 

 > especial – exemplares 01/75 a 25/75 –, com sobrecapa, inclui ainda uma impressão original de Porta suspensa em fachada rosa – Marraquexe 2005 (fotografia a cores extra-série, impressa a jacto de tinta sobre papel Luster 240 g). 

 > normal: exemplares 26/75 a 75/75. 


Um agradecimento muito especial a Susana Paiva (EIF), Rui Marianito (da casa impressora Aos Papéis – Reproduções de Imagens) e José Domingues (da Undo), pelo apoio à edição e produção da obra. 



PVP 

 > Edição especial esgotada

 > Edição normal (exemplares 26/75 a 75/75):  >  21 euros (inclui portes em correio registado nacional; os exemplares vendidos em mão pelo editor terão um PVP de 18 euros) [s/IVA]..

 

 Os exemplares podem ser adquiridos:

 > directamente ao autor-editor, em Coimbra (zona de Celas); 

 > pedidos a <theportfolioproject@gmail.com>   

 

 Mais informações em: artesbreves@gmail.com





SINOPSE

O livro, pensado como um encadeamento de momentos inevitáveis da cidade em suspensão (incluindo o encarte, de última hora), apresenta um texto de abertura (cujo título é ele próprio um momento autónomo), a que se segue uma série de três núcleos que abrem, cada um, com palavras roubadas-montadas de diferentes autores (Bernardo Soares, Raul Brandão, Álvaro de Campos, António Alves Martins + citação específica de um verbete do dicionário online Priberam). 
 
Cada núcleo é composto por um conjunto de imagens (entre seis a oito). A obra termina com uma imagem-extratexto, dobrada, a que se junta um encarte (que inclui um texto escrito já depois de o livro estar impresso, texto esse que dá continuidade não só à última imagem, como ao texto de abertura (tudo leva a crer que o autor seja o mesmo).





ALGUMAS PERSPECTIVAS 
 
 
 
 
um dos acrílicos da sobrecapa







capa (aberta)









título do texto de abertura em página dupla









 primeiro parágrafo do texto de abertura











 aqui, alguma coisa aconteceu. 
aqui, alguma coisa está para  acontecer.

[No livro, a ordem é inversa: primeiro, os dois separadores (um em página ímpar, o outro em página par), 
depois a imagem (em página dupla). 









primeiro separador






















                                                         segundo separador





 



 
 
 
 







                                                                               
                                                                               terceiro separador

























                                                                separador que abre a imagem-extratexto








                                                         a imagem-extratexto (folha aberta)







                                                                              
 
  pormenor do encarte: uma epígrafe, 
citando Jorge Luis Borges, transformada em capa